O desafio dos fotógrafos sem rumo é uma história recorrente no mercado fotográfico
Imagine um fotógrafo ou empreendedor da fotografia vagando pelo mercado sem um plano de marketing. Ele segue a trilha dos outros, observando o que os concorrentes fazem e atendendo às demandas de clientes que buscam apenas preços baixos. Sem um guia, esse profissional fica tático, mas não agrega valor ao seu negócio. Isso é um fato que acompanho faz 20 anos nesse mercado. Uma história recorrente.
Fotógrafos que copiam fotógrafos que copiam fotógrafos. Onde está o valor?
Ter um plano de marketing é como ter um mapa. Vamos explorar os elementos essenciais desse mapa:
Autoconhecimento e Posicionamento de Mercado:
Olhe para dentro e para o mercado. Pergunte-se: “O que posso fazer de diferente?” Repense seu posicionamento, branding e serviços.
Defina seu público-alvo e entenda suas necessidades. Por exemplo, as mães estão cada vez mais interessadas em sessões de Newborn logo após o nascimento de seus filhos. A forma como casais estão realizando casamentos vem mudando. A forma como as pessoas querem aparecer nas redes sociais também.
Análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças):
Avalie sua empresa e o ambiente externo. Identifique suas forças e fraquezas, bem como oportunidades e ameaças no mercado.
Desenvolva estratégias para fortalecer seus pontos fracos e esteja atento às ameaças.
Um detalhe importante aqui é que ameaças e oportunidades costumam estar bem próximos e parecem forças contrárias que se atraem. Fazer essa leitura é importante.
Definição de Objetivos e Estratégias:
Estabeleça metas claras e viáveis. Melhor crescer aos poucos. O que você quer conquistar? Como chegar lá?
Determine como divulgar seus serviços, estar presente junto ao seu público-alvo e definir preços adequados. Pense além do precinho, isso vai fazer você se puxar para adicionar valor e não ficar refém das promoções apenas.
Ajustando a Rota:
Um plano é flexível. À medida que navega, ajuste sua rota conforme necessário. Isso requer atenção e acompanhamento frequente.
Lembre-se de que seguir o plano é melhor do que vagar sem rumo. Você está criando seu próprio rumo, não apenas seguindo o fluxo. E o melhor de tudo: de olho em objetivos que você quer atingir.
Conclusão: Trace Seu Rumo na Fotografia
Não ter um plano é uma decisão com consequências. Você pode seguir o caminho de outros, mas será que é o caminho certo para você? Traçar um rumo é ter a coragem de colocar no papel e se comprometer de verdade com seu negócio de fotografia. Pense nisso. 📸
Quer começar seu Plano de Marketing na Fotografia e não sabe como? Então conheça >>> Plano de Marketing 2024
Quer aprender marketing na fotografia de forma simples, rápida e direta? Então comece >>> ebook MKT para fotógrafos(as)
Comments