top of page
Foto do escritorLeo Saldanha

A "vingança" da fotografia contra a IA

Notícia de uma foto real vencendo em um concurso de imagens com IA viralizou


A foto real de Miles Astray que levou o prêmio, mas depois foi desclassificada


Patrocínio deste site: Alboom + Fotto



Já tem mais de 1 ano que o assunto IA x Fotografia repercute nas redes sociais e nas rodinhas de fotógrafos. Pois bem, até aqui o que chamava a atenção eram as imagens com IA enganando jurados em concursos de fotografia. Agora ocorreu o inverso, com uma foto de natureza pegando a terceira posição em uma premiação internacional.


Tem gente dizendo que é irônico e uma bela vingança da fotografia "autêntica". Mas se pararmos para pensar, na verdade é só mais um retrato perfeito desse momento confuso em que vivemos. Em que a foto real e IA se confundem em algo que indica claramente os desafios que temos pela frente com o avanço da tecnologia.


Leia a matéria completa sobre esse caso aqui: Fotografia real vence concurso de IA por engano - Hardware


Destaco alguns trechos:


Uma fotografia real foi erroneamente premiada na categoria de imagens geradas por IA no renomado concurso 1839 Awards. Intitulada “F L A M I N G O N E”, a obra de Miles Astray captura um flamingo sob uma perspectiva que o faz parecer que está sem cabeça. Uma típica imagem facilmente gerada por qualquer inteligência artificial generativa.


A foto conquistou o terceiro lugar, mas logo após o anúncio, o site retirou a obra de Astray e promoveu uma peça de IA das menções honrosas ao pódio. Importante notar que entre os jurados estavam especialistas do The New York Times e da Getty Images.


O porta-voz da Creative Resource Collective, entidade responsável pelo 1839 Awards, confirmou a exclusão da foto de Astray. “Decidimos desclassificar a obra da categoria IA para honrar o esforço dos demais artistas“, disse ele. “Nossas categorias visam justiça e transparência. Esperamos que isso sirva de alerta (e esperança) aos fotógrafos atentos à IA.“



Ao Android Authority, Astray revelou que sua participação foi um experimento. “Acredito que os jurados reconhecerão que as questões éticas levantadas pela IA são mais graves do que enganar o público, ironicamente, algo que a própria IA faz“, comentou. “Estou satisfeito que o teste validou minha teoria: nada supera a criatividade da natureza. Vejo potencial na tecnologia, mas suas limitações e riscos são agora mais evidentes.“


Só à título de curiosidade, a imagem do flamingo foi capturada em 2022, com uma Nikon D750, lente de 50 mm a ƒ/1.8 e velocidade de obturação de 1/1600.


Junte-se à comunidade Fotograf.IA e desbloqueie uma biblioteca repleta de conteúdo de excelência! De notícias a apresentações especiais, são mais de 40 horas de material de qualidade aguardando por você. Além disso, tenha em mãos o Guia Fotograf.IA V10, com 450 páginas abrangendo tudo sobre IA na fotografia. Descubra mais agora mesmo >>> Fotograf.IA



0 comentário

Comments


bottom of page