Chefe de software da Apple, Craig Federighi, diz que a empresa debateu se deveria adicionar até mesmo recursos básicos de remoção de objetos a seus dispositivos
"Nossos produtos, nossos smartphones, são muito usados. É importante para nós que ajudemos a divulgar informações precisas, não fantasia." disse para o The Wall Street Journal o chefe de software da Apple, Craig Federighi,.
O iOS 18.1 traz um novo recurso "Limpar" para o aplicativo Fotos que pode remover rapidamente objetos e pessoas das imagens - um recurso que Federighi e a repórter do WSJ, Joanna Stern, observaram que é muito mais moderado do que as ferramentas de edição oferecidas por rivais como Google e Samsung, que podem adicionar ativos inteiramente gerados por IA às imagens. Apesar das capacidades limitadas do Clean Up, Federighi disse que houve "muitos debates internos" sobre adicioná-lo.
O lançamento iminente da Apple Intelligence despertou o próprio momento "o que é uma foto?" da fabricante do iPhone. Federighi disse que a empresa está buscando fornecer ferramentas de edição de imagem alimentadas por IA que preservem a autenticidade da foto.
"Queremos tornar fácil remover aquela garrafa de água ou aquele microfone? Porque aquela garrafa de água estava lá quando você tirou a foto", disse Federighi após uma demonstração do Clean Up sendo usado para remover itens do fundo de uma imagem. "A demanda das pessoas por quererem limpar o que parecem ser detalhes desnecessários na foto que não mudam fundamentalmente o significado do que aconteceu tem sido muito alta, então estamos dispostos a dar esse pequeno passo."
Federighi disse que a Apple está "preocupada" com o impacto da IA em como "as pessoas veem o conteúdo fotográfico como algo em que podem confiar como indicativo da realidade".
Ferramentas de edição como o recurso Reimagine do Google tornam incrivelmente fácil para um grande número de usuários adicionar leões, bombas e coisas ilegais nas fotos usando apenas uma descrição de texto, o que poderia reduzir ainda mais a confiança que as pessoas depositam na fotografia. Aplicativos de edição de IA generativa, quando usados de forma maliciosa, estão tornando mais fácil enganar ou enganar os outros com falsificações cada vez mais convincentes.
A Apple Intelligence (pelo menos por enquanto) não permite que os usuários adicionem manipulações geradas por IA às imagens como os serviços concorrentes fazem. Todas as imagens que foram editadas usando o novo recurso de remoção de objeto também serão marcadas como "Modificado com Limpar" no aplicativo Fotos e incorporadas com metadados para sinalizar que foram alteradas.
A Apple não está sozinha em tomar tais precauções - a Content Authenticity Initiative liderada pela Adobe tem um sistema de metadados semelhante, por exemplo, que visa ajudar as pessoas a distinguir entre imagens não alteradas e falsificações de IA. Isso requer que empresas de tecnologia, câmeras e mídia o apoiem voluntariamente, mas o suporte está aumentando constantemente. Não está claro se o próprio sistema de metadados da Apple suportará o Content Credentials. Aliás, abordei esse assunto em conteúdo recente, sobre ética e IA na fotografia >>>
Com informações do The Verge
Veja também:
Domine o Palco em 2025: Como palestrar pode impulsionar sua carreira e inspirar outros. Transforme suas habilidades e conquiste o reconhecimento que você merece! Se você já sonhou em impactar uma plateia com suas ideias e experiência, o Palco 2025 foi criado para você! Ao longo de 17 anos, eu já palestrei para mais de 20 mil fotógrafos, e agora, quero compartilhar minha experiência e orientar colegas em um evento online exclusivo. Saiba mais >>> Domine o Palco em 2025: Como palestrar pode impulsionar sua carreira e inspirar outros (enfbyleosaldanha.com)
Fotograf.IA está com belas novidades. Entre para a nova dimensão de oportunidades com IA na fotografia. Participe da comunidade que oferece conteúdo exclusivo, trocas de ideias e suporte em uma plataforma dinâmica e interativa >>> Nova Plataforma Fotograf.IA: Transforme sua Fotografia com Inteligência Artificial (enfbyleosaldanha.com)
A versão 15 do Fotograf.IA acaba de ser lançada, trazendo uma experiência completa para fotógrafos e artistas visuais que querem dominar a revolução tecnológica na fotografia. Mais do que um simples guia, o Fotograf.IA se transformou em um grupo VIP exclusivo, onde as informações mais avançadas sobre as inovações da IA são compartilhadas com profundidade. Saiba mais >>> Fotograf.IA V15: conecte-se com o futuro da fotografia com inteligência artificial (enfbyleosaldanha.com)
Baixe Grátis: Um Guia Inicial para Transformar Sua Paixão por Fotografia em Negócio.
Aproveite este guia gratuito para iniciar sua nova jornada em transformar sua paixão por fotografia em uma carreira lucrativa >>> Baixe Grátis: Um Guia Inicial para Transformar Sua Paixão por Fotografia em Negócio (enfbyleosaldanha.com)
Lançamento imperdível: "Fotografia - Da Paixão ao Negócio" - Um Guia Completo e Muito Mais! O negócio da fotografia é cheio de desafios e oportunidades. Pensando em ajudar aos fotógrafos, fotógrafas e empreendedores que vivem ou querem viver da fotografia criei essa nova comunidade. O C.E. Foto (Clube do Empreendedor da Fotografia) conta com dicas, conteúdos exclusivos sobre marketing, oportunidades de negócios, tendências e inovação.
Quer orientação personalizada online? Conheça o Plano de Marketing da Fotografia! >>> Plano de Marketing 2024
Que tal fazer parte da nova fase de valor da fotografia? Conheça >>> NFoTo
Komentáře