top of page
Foto do escritorLeo Saldanha

Capturando a essência de um épico: O fotógrafo por trás de "Gladiador II"

Documentando épicos como Gladiador II, Aidan Monaghan revela os bastidores de uma profissão essencial para o marketing de filmes

Poster do novo filme. Todos retratos de Aidan Monaghan


Patrocínio deste site: Alboom + Fotto


A partir das paisagens idílicas do condado de Fermanagh até os sets de produções cinematográficas globais, Aidan Monaghan construiu uma carreira notável capturando não apenas cenas icônicas, mas também a essência dos filmes para o público. Seu mais recente trabalho, as fotos oficiais de Gladiador II, dirigido por Ridley Scott, está em destaque em outdoors, capas de revistas e pôsteres ao redor do mundo.


Monaghan, que acumula 15 anos de experiência como fotógrafo de sets, descreve o desafio de sua profissão: “Trata-se de capturar a essência do filme, traduzindo em uma imagem o que irá atrair o público.” Entre retratos de personagens e momentos de bastidores, ele explica que cada clique precisa contar uma história que se conecta à narrativa visual do filme.


Foto: Aidan Monaghan

Foto: Aidan Monaghan


Foto: Aidan Monaghan


Foto: Aidan Monaghan

Foto: Aidan Monaghan


Uma Jornada Visual para as Telonas

O fotógrafo irlandês teve a honra de trabalhar em Gladiador II, sequência do aclamado sucesso de 2000. A produção, estrelada por Paul Mescal e Denzel Washington, já é celebrada por sua grandiosidade visual. Monaghan descreveu a experiência de ver seu trabalho em grandes escalas, como nos famosos outdoors da Sunset Strip em Los Angeles, como “surreal”.

“É algo único poder olhar pela janela do meu hotel na Leicester Square, em Londres, e ver minhas fotos estampadas em cada canto. Isso é algo que nunca deixa de emocionar”, afirma.

Essa é a quarta colaboração de Monaghan com Ridley Scott, consolidando uma parceria que começou em Perdido em Marte e se estendeu a outros sucessos de bilheteria.


Aidan Monaghan - click para o filme "Perdido em Marte"


Aidan Monaghan - click para o filme "Napoleão"


Do Amor Pelo Cinema à Construção de Histórias

Apesar de seu amor pelo cinema desde a infância, Monaghan iniciou sua carreira como arquiteto. Foi só depois de fotografar para companhias de teatro locais que ele descobriu sua verdadeira vocação. “Eu percebi que a fotografia de filmes era onde eu poderia expressar minha paixão por narrativas visuais de forma mais autêntica”, diz.

Além de Gladiador II, Monaghan já está envolvido em novos projetos, incluindo uma produção da Apple intitulada Death of Robin Hood.



Uma Era de Ouro para Talentos Irlandeses

O fotógrafo também celebra o protagonismo dos atores irlandeses na indústria cinematográfica, como Paul Mescal, que interpreta Lucius, o filho de Máximus, em Gladiador II. “É inspirador fazer parte de um momento tão brilhante para o talento irlandês. Sinto que meu trabalho é também uma forma de apoiar esses artistas e amplificar suas histórias.”

De Fermanagh ao estrelato em Hollywood, a trajetória de Aidan Monaghan ilustra como a fotografia de bastidores é uma arte essencial. Suas imagens não apenas promovem os filmes, mas perpetuam a magia do cinema em cada detalhe capturado.







Foto: Aidan Monaghan



Veja também:







0 comentário

Comments


bottom of page