Do topo ao popular: smartphones com câmeras que impressionam em 2025
- Leo Saldanha
- há 2 dias
- 2 min de leitura
De sensores gigantes e calibração Hasselblad ao primeiro botão de IA em um Android, conheça dois lançamentos que mostram como a fotografia móvel segue em plena revolução

O ano de 2025 já mostra que a corrida pela câmera de smartphone perfeita está longe de desacelerar. Entre avanços técnicos de ponta e recursos com inteligência artificial, duas novidades se destacam – cada uma a seu modo.

De um lado, o Oppo Find X8 Ultra eleva os padrões ao incorporar uma poderosa câmera com sensor tipo 1 e calibração de cor Hasselblad. Do outro, o acessível Honor 400 Lite aposta em IA e praticidade com um botão exclusivo para recursos de imagem, além de uma câmera principal de 108MP.


Vamos às comparações e inovações:
📷 Oppo Find X8 Ultra: sensor tipo 1 e cinco câmeras de 50MP
Com foco em fotógrafos exigentes, o novo topo de linha da Oppo traz nada menos do que cinco câmeras com resolução de 50MP. O destaque é o sensor principal Sony Type 1 (13,1 x 9,8 mm), 63% maior que o do iPhone 16 Pro Max e 69% maior que o sensor de 200MP da Samsung Galaxy S25 Ultra, segundo a GSM Arena.
Entre os diferenciais, o Find X8 Ultra conta com:
Calibração de cor Hasselblad e sensor multiespectral 'True Chroma' para tons de pele mais realistas
Sistema de vídeo 4K com Dolby Vision até 120fps
Motores de IA e computação de imagem como o HyperTone Engine e ProXDR
Lente principal de 23mm F1.8, com teleobjetivas 3x e 6x, além de ultra-wide
Design fino (8,8 mm), bateria de 6100mAh e até 1TB de armazenamento
Apesar da promessa de um dos melhores smartphones para fotografia já criados, o modelo será exclusivo para o mercado chinês, ao menos por enquanto.

🤖 Honor 400 Lite: botão de IA e câmera de 108MP por menos de £250
Na outra ponta do espectro, o novo Honor 400 Lite 5G surpreende ao trazer recursos normalmente vistos em modelos premium, com preço bastante competitivo.
Seu grande diferencial é o botão físico de câmera com acesso direto a funções de IA, incluindo:
AI Motion Sensing Capture (captura de movimento inteligente)
AI Eraser e Outpainting (edição e expansão criativa da imagem)
Google Lens e Gemini
A câmera principal de 108MP com abertura f/1.75 promete bom desempenho em ambientes noturnos. Com apenas 171g e uma tela AMOLED de 6.7" com 3500 nits, o aparelho traz ainda três modos de retrato (Clássico, Ambiental e Close-up) e será vendido no mercado internacional partir de abril.
📌 O que tudo isso revela sobre o futuro da fotografia nos smartphones?
De sensores gigantes ao uso estratégico da inteligência artificial no clique e na edição, a fotografia móvel está sendo redefinida em 2025...tanto no topo da inovação quanto no alcance do consumidor médio.
Para quem atua com imagem profissional ou cria conteúdo, acompanhar esses lançamentos é mais do que curiosidade: é entender as ferramentas que podem influenciar mercado, estilo e possibilidades criativas.
🚀 Quer se atualizar com tudo o que importa na interseção entre fotografia e tecnologia?
Conheça a iniciativaChatGPT para Fotógrafos(as) e participe da comunidade Fotograf.IA + C.E.Foto.👉 Acesse: enfbyleosaldanha.com
Comments