A IA não está substituindo a fotografia, mas abrindo novas portas criativas e técnicas para os fotógrafos
"A IA não está substituindo a fotografia tradicional; está ampliando as possibilidades, indo muito além da simples geração de imagens". Foi essa minha resposta para um fotógrafo que veio comentar no meu post no Instagram justamente para divulgar meu workshop em Belo Horizonte dia 3/10. Resumindo o que tenho recebido muito em termos de comentários: "IA não é fotografia". Logo, acho importante aproveitar esse espaço aqui para responder porque parece existirem muitos mitos sobre o assunto.
Vale dizer que esse tipo de visão sobre a IA não é um caso isolado. Nos últimos tempos, um debate fervoroso tomou conta do mundo da fotografia com a ascensão da Inteligência Artificial (IA). Muitos acreditam que a IA tem o potencial de substituir a fotografia como a conhecemos. No entanto, essa visão simplista ignora o verdadeiro impacto que essa tecnologia traz para a indústria.
A IA, ao contrário do que muitos pensam, não é apenas uma ferramenta para gerar imagens. O que estamos testemunhando é uma revolução que abrange todas as fases do fluxo de trabalho de um fotógrafo, desde a captura até a edição e pós-produção. Softwares de edição, como o Adobe, já utilizam IA para acelerar o processo e dar ao fotógrafo mais controle criativo. No meu grupo Fotograf.IA já são quase 70 horas de conteúdo mostrando o avanço da tecnologia em diferentes frentes. Do fotógrafo comercial combinando foto real com IA até artistas usando a fotografia analógica para inspirar criações autorais. E por aí vai.
Além disso, o uso de IA vai muito além do campo criativo. Ferramentas de IA são amplamente aplicadas em áreas como organização de acervos, aprimoramento da qualidade de imagem e até mesmo na seleção de melhores enquadramentos. Isso permite que os fotógrafos foquem no que fazem de melhor: contar histórias visuais e capturar momentos únicos. Por sinal, existem grandes nomes da fotografia mundial usando a IA para rascunhar fotos reais. Usam ferramentas para criar como será o próximo clique real. E os resultados são incríveis. Ou outra fotógrafa que fotografa modelos reais, mas o fundo é reimaginado com inteligência artificial. Algo que está fazendo sucesso e gera outras reflexões: quando misturamos fotografia "real" com inteligência artificial como definir o produto final?
Outro ponto importante que a IA está mudando é a fotografia é área mobile. Sensores de câmeras de smartphones, combinados com algoritmos avançados, estão transformando a forma como as imagens são capturadas, permitindo resultados impressionantes com ajustes automáticos em tempo real. E nesse caso é um avanço que equilibra hardware (lentes) e algoritmos poderosos. A fusão entre fotografia e IA está criando novas oportunidades tanto no mercado comercial quanto artístico.
Uma Nova Fase para a Fotografia
Posso dizer com tranquilidade: depois de mais de um ano de Fotograf.IA e das quase 70 horas de conteúdo gerado e estudado com referências, notícias, apresentações especiais, testes: a fotografia não está em perigo de extinção. Pelo contrário, estamos entrando em uma nova era, onde fotógrafos têm mais ferramentas à disposição para otimizar seu trabalho. A IA é uma aliada poderosa, que abre caminhos inovadores e amplia os horizontes criativos.
A fotografia, com o auxílio da IA, continua sendo uma forma essencial de expressão visual. A verdadeira revolução não está em substituir a arte, mas em dar aos fotógrafos os meios para evoluir e explorar novas fronteiras.
Em vez de temer o futuro, é hora de abraçar a mudança e descobrir como essa tecnologia pode enriquecer ainda mais o mundo da fotografia.
Com a IA, o papel do fotógrafo torna-se mais sofisticado, e o seu processo criativo mais profundo. Não se trata de substituição, mas de evolução! Na história de 200 anos da fotografia vimos inúmeras mudanças tecnológicas e esquecemos que a foto depende da tecnologia (você fotografa com uma máquina, lembra?) e claro que a tecnologia não é nada sem o lado humano.
Agora com a IA temos questões mais complexas como por exemplo: você está preparado para co-criar com uma IA? Você está pronto para expandir suas possibilidades? Você está pronto para criar algo que um fotógrafo de 5 anos atrás não teria como fazer? São indagações intrigantes e de uma mudança que tem quase 3 anos de história (a IA generativa). Nem posso imaginar o que vem pela frente. Mas enquanto isso, a fotografia analógica segue viva e avançando mundo afora. Vale o mesmo para a fotografia digital e outras frentes. A camada da IA na fotografia é só mais uma delas. Que tal aproveitar essa transformação para uma nova fase na sua fotografia?
Veja também:
Fotograf.IA está com belas novidades. Entre para a nova dimensão de oportunidades com IA na fotografia. Participe da comunidade que oferece conteúdo exclusivo, trocas de ideias e suporte em uma plataforma dinâmica e interativa >>> Nova Plataforma Fotograf.IA: Transforme sua Fotografia com Inteligência Artificial (enfbyleosaldanha.com)
A versão 14 do Fotograf.IA acaba de ser lançada, trazendo uma experiência completa para fotógrafos e artistas visuais que querem dominar a revolução tecnológica na fotografia. Mais do que um simples guia, o Fotograf.IA se transformou em um grupo VIP exclusivo, onde as informações mais avançadas sobre as inovações da IA são compartilhadas com profundidade. Saiba mais >>> Fotograf.IA V14: A Nova Fronteira da Fotografia com Inteligência Artificial (enfbyleosaldanha.com)
Lançamento imperdível: "Fotografia - Da Paixão ao Negócio" - Um Guia Completo e Muito Mais! O negócio da fotografia é cheio de desafios e oportunidades. Pensando em ajudar aos fotógrafos, fotógrafas e empreendedores que vivem ou querem viver da fotografia criei essa nova comunidade. O C.E. Foto (Clube do Empreendedor da Fotografia) conta com dicas, conteúdos exclusivos sobre marketing, oportunidades de negócios, tendências e inovação.
Quer orientação personalizada online? Conheça o Plano de Marketing da Fotografia! >>> Plano de Marketing 2024
Que tal fazer parte da nova fase de valor da fotografia? Conheça >>> NFoTo
Compre meus equipamentos usados - Lojinha do Leo (últimos itens
Comments