Ter esse entendimento e inverter a forma como pensamos sobre fotografia pode te ajudar a adicionar valor para quem você atende ou quer servir
A foto no papel importa pouco, mas o momento que ela representa tem muito valor
A fotografia importa para a gente que vive disso. Para as pessoas comuns não.
O prêmio que você recebeu não importa para eles. Aliás, eles podem até considerar que você é pedante ou quem sabe que você é mais caro por conta disso.
O tipo de câmera, equipamento, iluminação e afins...não importam para os clientes. Você pode até achar que sim, mas no fim eles não se interessam de verdade com isso.
A tecnologia ou novidade técnica que você acha que importa para eles, provavelmente faz pouca ou nenhuma diferença para eles.
E assim vai, para quem compra o que é válido mesmo é outra coisa: "o que tem de bom para mim?". Eu sei que é duro se dar conta disso, mas para os clientes, o que vale mesmo são eles e suas necessidades. O que conta mesmo é a família deles, o uso que aquilo terá com valor para eles.
Mesmo apelos emocionais são mais complexos do que parecem. O que tenho visto por aí é profissional vendendo atributos emocionais vagos como: "garanta suas memórias" ou coisas do tipo. Apelar ao lado sentimental e as emoções faz muito mais sentido do que tentar ser racional, mas pensar pela ótica dos clientes pede um posicionamento bem específico.
A fotografia não importa para os clientes, mas os momentos preciosos e marcantes sim. O aniversário da filha ou filho dele. O casamento, a formatura, o bebê que nasceu. Mas não são só eventos, são fatos dos mais importantes relacionados a suas histórias muito pessoais. Levar isso para o marketing é fundamental.
Então a fotografia não vale, mas o que ela faz pelas pessoas tem sim muito valor. Como você vai contar essa história e mostrar para eles como isso vai funcionar é que deveria ser o alvo.
O marketing moderno que funciona envolve esse esforço. De pensar muito em "para quem é" e "para que serve" e se colocar no lugar destas pessoas e como a sua fotografia vai ajudar nisso. Pense a respeito e comece a fazer a diferença.
Sobre isso, vale a leitura >>> Você é o Marketing na Fotografia (enfbyleosaldanha.com)
Comentários