top of page
Foto do escritorLeo Saldanha

O que estou lendo: Oliviero Toscani, fotógrafo icônico da Benetton, morre aos 82 anos

Conhecido por campanhas polêmicas que abordavam temas sociais, Toscani deixa um legado marcante na fotografia e na publicidade


O renomado fotógrafo Oliviero Toscani, famoso por suas campanhas impactantes para a marca italiana Benetton, faleceu aos 82 anos. A confirmação foi feita por sua família, que revelou que ele sofria de amiloidose, uma doença rara e incurável. Toscani foi hospitalizado em Cecina, na Toscana, e faleceu no dia 13 de janeiro de 2025.


Nascido em Milão em 1942, Toscani começou sua carreira trabalhando para revistas de moda como Vogue e GQ, além de ter ajudado a lançar a modelo Monica Bellucci. No entanto, foi durante seus 18 anos como diretor de arte da Benetton que ele ganhou reconhecimento mundial. Suas campanhas, marcadas por imagens provocativas, abordavam temas como racismo, guerra, pena de morte e direitos humanos, muitas vezes gerando controvérsias.



Entre suas obras mais polêmicas estão fotos de um soldado morto na Bósnia, um homem morrendo de AIDS e um padre e uma freira se beijando. Toscani defendia que suas campanhas eram uma forma de conscientizar sobre questões sociais, dizendo: "Eu uso a roupa para levantar questões sociais".


Após deixar a Benetton em 2000, ele retornou em 2017, mas a parceria foi encerrada em 2020 após declarações suas sobre o desastre da Ponte Morandi, que matou 43 pessoas. Toscani deixa a esposa Kirsti e três filhos.

Para mais detalhes, acesse o link da BBC: Oliviero Toscani, Benetton's shock photographer, dies aged 82


Quer saber mais sobre como inovação e negócios na fotografia? Torne-se membro Fotograf.IA + C.E.Foto hoje e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre o futuro da arte e tecnologia. Descubra como se preparar para as mudanças que já estão transformando nossa indústria criativa.


Assine agora e esteja um passo à frente na revolução criativa de 2025!


Veja também:




0 comentário

Comments


bottom of page