top of page
Foto do escritorLeo Saldanha

Project Starline do Google começa a ser testado com empresas

Cabine para conversas em vídeo com efeito de presença 3D começou a ser testado no WeWork, Salesforce e outras empresas





A cabine de vídeo do Google permite conversas que parecem presenciais. O Project Starline foi anunciado em 2021 e de lá para cá não apareceu mais nada. Agora surge a notícia que a tecnologia está sendo testada em grandes empresas. O Google diz que também está trabalhando para tornar o Starline "mais acessível".


Project Starline basicamente faz a pergunta: "E se o Zoom fosse uma máquina de fliperama gigante?" Enquanto a versão home console do chat de vídeo envolve apenas uma pequena câmera acima da tela do seu laptop, Starline traz bate-papo em vídeo 3D à vida em uma cabine bem grande. O objetivo é fazer parecer que a outra pessoa está na sala com você, e o Google o classifica como um "projeto de pesquisa".





Como funciona? Um artigo do Google Research contém uma boa quantidade de detalhes. O lado de exibição da cabine de vídeo possui 14 câmeras e 16 projetores IR que atuam juntos para capturar e rastrear um avatar 3D fotorealista em tempo real do usuário. Quatro microfones e dois alto-falantes não apenas reprodução de discurso. O sistema de áudio faz parecer que o som sai da boca de quem está do outro lado na imagem.





O envio de um avatar 3D sobre a conexão de bate-papo por vídeo permite que o Google corrija para a linha de visão, o que é continuamente um problema com o chat de vídeo normal. Afinal, nunca olhamos para as pessoas nos olhos. Ou olhamos para câmera ou para a tela em chamadas de vídeo. Um avatar 3D cria a sensação de um contato visual mútuo.


O display é um painel de 65 polegadas, 8 K, 60 Hz que gera uma visão 3D sem óculos de um avatar em tamanho real. O Google até construiu uma pequena barreira entre o banco e o display para esconder a parte inferior do display. O Google parece empenhado em controlar todas as variáveis possíveis com o Project Starline, a ponto de o estande ainda apresentar seu próprio sistema de iluminação, com iluminação visível difusa para ajudar na captura de textura 3D e uma grande luz de fundo infravermelha para ajudar com imagens 3D. Segundo pessoas que testaram, a tecnologia é impressionante e funciona bem.





"Hoje, os protótipos do Project Starline são encontrados nos escritórios do Google em todo os EUA, com funcionários usando a tecnologia todos os dias para reuniões, onboarding de funcionários e relacionamento de construção entre colegas. Além dos funcionários do Google, também convidamos mais de 100 parceiros corporativos em áreas como mídia, saúde e varejo para participar de demonstrações nos escritórios do Google e nos fornecer feedback sobre a experiência e aplicativos para seus negócios. Vemos muitas maneiras pelas quais o Project Starline pode agregar valor aos negócios em vários setores, e continuamos focados em torná-lo mais acessível." Salesforce, WeWork, T-Mobile e Hackensack Meridian Health se inscreveram para experimentá-lo. Difícil dizer se esse produto se tornará popular e chegará ao mercado de massa. O Google já criou projetos como esse que ficaram pelo caminho.






0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page